Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados dos EUA e Japão é um post do blog Notícias Automotivas – Carros

paraguai usados 620x343 Paraguai se torna o paraíso de carros usados importados dos EUA e Japão

O Paraguai se tornou um paraíso para o mercado de carros usados. No entanto, estes não são de procedência brasileira ou argentina, mas importados dos Coréia do Sul, EUA e Japão, principalmente. E o mais interessante, o processo é oficializado pelo governo. Lá, os empresários do setor podem importar carros usados no exterior com até dez anos de uso.

Os veículos usados e descartados em outros países são enviados de navio até o porto chileno de Iquique, de onde são enviados de caminhão para o Paraguai. Uma vez em solo guarani, eles são revisados e colocados à venda por preços que partem geralmente de R$ 9.500, mesmo com frete marítimo em torno de R$ 4.000. Carros importados do Japão, por exemplo, passam pelo processo de inversão da coluna de direção.

Diante de preços tão baixos, o mercado de usados no país supera em muito o de novos. De 2003 a 2012, a importação de usados pulou de 3.200 por ano para 55.000. Só nos quatro primeiros meses de 2013, foram importados em torno de 23.300 veículos, sendo cerca de 16.100 usados. A importação de novos em 2012 caiu 1,28% em relação a 2011. No primeiro trimestre, houve um aumento de 14% na entrada de usados.

Além do Paraguai, Peru e Bolívia, permitem a importação de usados, mas com limite de cinco anos de uso. Brasil e Argentina impedem a importação de usados. Aqui, usados com mais de 30 anos para fins de coleção são permitidos ou àqueles pertences aos brasileiros residentes no exterior por mais de cinco anos.

[Fonte: Estadão]